top of page

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Tens medo ou estás a resistir?

  • Gisela Nunes
  • 14 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Medo ou resistência à mudança?

Quantas vezes ou quase sempre queres controlar as tuas emoções, as emoções dos outros, queres controlar o teu dia a dia, queres controlar até o tempo se pudesses para ter uma hora extra para terminar uma tarefa. Fazes tudo isso para te sentires seguro. Mas essa sensação de segurança que sentes é apenas medo ou resistência à mudança. Mudar é deixar algo para trás, é ter coragem de assumir que queres deixar algo que já não faz sentido para ti. Pode ser um emprego, pode ser um relacionamento, pode ser uma peça de decoração, pode ser um guarda roupa cheio de peças que já não usas e teimas em guardar. Pode ser o que quiseres mudar, o que te leva à estagnação, o que já não te faz sorrir ou apaixonar. Nada nem ninguém é nosso e a vida é uma constante mudança. Se não mudas ou deixas a vida fluir, ficas como um lago que deixou de receber a corrente de água da nascente. Um dia o lago está cheio de água límpida, fresca, com correntes de água constantes, no seu interior existem peixes felizes, ao redor o pasto está num tom verde fabuloso, mas um dia a nascente secou e a água do lago estagnou. A água passou a ser turva, os peixes morreram, as algas viraram lama, e ao redor todo o pasto secou. Isto é o que acontece com a tua vida quando não permites que a corrente do universo flua. Quando ficas estagnado nos medos, quando ficas preso aos pensamentos dos outros a teu respeito, quando tens receio de fazer escolhas pelo que a tua família e amigos possam achar, quando ficas ansioso com o que irá acontecer no futuro, tudo isso faz com que não vivas e não permitas receber o amor. A tua vida apodrece e deixas de sentir paixão, paixão por ti mesmo, paixão pela vida, paixão pelo que te rodeia, então, vives frustrado, tenso, irritado, contrariado, infeliz, e ficas nesse rame-rame constante com as tuas desculpas esfarrapadas que arranjas para não acordares o guerreiro que há dentro de ti. Inicialmente mudar vai-te trazer caminhos desconhecidos, vais ficar com a sensação de insegurança, a sensação de perder o chão, sensação de estares sem rumo. Se sentes isso tudo, ótimo! Estás no caminho certo para a mudança.

Costumo dizer aos meus pacientes que mudar é começar a viver igual ao vento, um dia sopra para Norte, outro dia para Sul e na mesma tarde para sudoeste. A mudança vai-te trazer incertezas, vai-te também trazer uma série de novas sensações iguais ao do vento como; leveza, fluidez, rapidez, coragem, força, transparência e a capacidade de ser feliz. O primeiro passo já foi dado com a lista dos desejos e agora é só mudar a atitude, criar estratégias para poderes ter os teus desejos e sonhos realizados. Tudo é possível, só tens de acreditar no teu poder pessoal e tornares os teus pensamentos negativos e medos em positivo. Tens de eliminar todos esses nãos e torná-los em sins, em eu sou capaz, em eu sou especial, em eu mereço ser feliz.


Alguns exemplos: ¨Eu não sou capaz¨, ¨ainda não é a altura certa¨, ¨eu não consigo resolver o problema¨, ¨é melhor continuar assim pois posso perder os meus amigos a família ou companheiro. Todas essas frases limitadoras que surgirem ao longo do teu caminho vais mudá-las para positivo; eu consigo resolver o problema, é a altura certa e eu sou capaz. Em relação ao facto de teres medo de ficares sozinho, de seres abandonado pela tua família, amigos, companheiro ou por quem te rodeia, só te lembro que se eles forem embora é porque não és são assim tão importante para eles, pois se a tua felicidade e bem estar não os faz querer participar mais na tua vida, agradece imenso ao Divino por irem embora pois não valiam a pena. Precisas de pessoas que acrescentem algo á tua vida e não de pessoas que te diminuam.

Comments


  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page